12/09/2012

SELETIVAS PARA 2013


Aconteceram entre 02 e 08 de dezembro, na cidade de São Caetano do Sul, as Seletivas que definiram os primeiros representantes brasileiros para as competições de 2013: Sulamericano das categorias Mirim, Infantil e Juvenil e mais o Latinoamericano da categoria adulta. Foram 7 dias de muitas emoções, jogos equilibrados e grande participação da torcida.
Os resultados finais não surpreenderam, todos os atletas que se classificaram estavam entre os favoritos, e com certeza representarão nosso país com plenas condições de vencer. Vamos à análise de cada categoria.
a)      Adulto
As disputas na categoria masculina traziam a maior expectativa devido ao equilíbrio da competição. Com as ausências de nossa equipe principal ( disputarão a Copa do Mundo na China na mesma época do Latino), a vaga em jogo esteve totalmente aberta, com muitos candidatos à conquista da mesma.
A vitória de Eric Jouti consolidou a força do trabalho de renovação implementado pela Seleção Brasileira. Para conquistar sua vaga, Eric superou importantes adversários, como o experiente Eric Mancini, quem era forte candidato também. A final foi contra Gustavo Souza, cuja chegada à final coroou todo o seu esforço. Gustavo atualmente disputa a Liga Portuguesa pela ADC Ponta do Pargo, e voltou com seus próprios recursos para lutar por essa vaga. Realizou um belo trabalho atestando sua evolução. Para completar a equipe, três outros serão escolhidos em janeiro por decisão da comissão técnica.

No feminino, Ligia Silva foi a campeã em uma final emocionante contra Katia Kawai. Ambas vinham em excelente fase, e a final era esperada. Katia vem tendo atuações consistentes desde o ano passado: foi campeã sulamericana e vinha de duas vitórias sobre Ligia no Brasileiro. Na seletiva Ligia teve um pouco mais de consistência e por isso venceu, necessitando decidir no sétimo e decisivo set. Mesmo placar da semifinal quando Ligia venceu Livia Gomes, que mais uma vez surpreendeu estando próxima de chegar à final. Ótimo para o Tênis de Mesa feminino, que contará com a experiência de Ligia, mas, também pôde comprovar a evolução de Kawai.
Destaque também foi a chegada de Bruna Alexandre às semifinais. Principal nome do Tênis de Mesa Paralimpico, foi a primeira seletiva adulta que ela disputou. Fez uma semifinal equilibrada contra Kátia. Bruna mudou-se de sua cidade ( Criciúma) para treinar forte em São Caetano. Vivendo lá desde maio desse ano, após difícil período de adaptação, Bruna está melhor agora e vive bom momento, comprovando sua evolução na parte técnica.
O feminino contará além de Ligia, com Caroline Kumahara, campeã da Copa Latinoamericana de 2012, e mais duas atletas que serão escolhidas em janeiro.

b)      Juvenil
Vitor Ishiy e Karina Hayama foram os vencedores das respectivas vagas. Ambos tiveram atuações consistentes e confirmaram o favoritismo.
Destaque para a chegada à final do atleta de Jacareí Leonardo Chagas, jogador de estilo caneta e uma proposta de jogo diferente da maioria. É muito importante essa diversidade de estilos, que é uma marca registrada do brasileiro.
Vitor e Karina se juntarão a Hugo Calderano e Caroline Kumahara, que já estavam convocados por méritos técnicos. Dois outros de cada categoria serão chamados em março, por indicações técnicas para formarem as equipes que lutarão pelo Brasil no Sulamericano.

c)       Infantil
O masculino, teve disputas em dois dias, por dois lugares. Gustavo Yokota e Vitor Bibiano sagraram-se os campeões das duas eliminatórias. O primeiro, vem consolidando seu nome entre os melhores de sua categoria. Teve a oportunidade de representar o Brasil esse ano por indicação técnica, e agora conquista sua vaga na seletiva. O estilo defensivo de Yokota assim como o de Henrique Narita, semifinalista da categoria adulta, mais uma vez atesta a importância de possuirmos uma diversidade nos estilos de jogo.
O feminino já contava com Bruna Takahashi, convocada por méritos técnicos. Na Seletiva a vencedora foi Leticia Nakada, quem já havia disputado a final da categoria Juvenil. São duas das melhores promessas para o futuro do Tênis de Mesa feminino.  Nessa categoria, destaque também para Alexia Nakashima, atleta de Joinville, que subirá da categoria Mirim, mas, que vem evoluindo ano a ano, e está consolidando seu nome entre nossas candidatas a chegar um dia à Seleção Principal.

d)      Mirim
No masculino, duas vagas estiveram em disputas. A primeira vaga ficou com Rafael Torino, jovem que iniciou no esporte há pouco tempo no Itaquera Nikkei Clube, tradicionalíssimo clube da colônia japonesa e que já revelou muitos atletas de Seleção ao longo de suas décadas de existência. Rafael, atualmente treinando em São Caetano do Sul, ainda não possui participação internacional, mas, sem dúvida possui muito potencial para conquistar um belo resultado pelo país no Sulamericano Mirim. Seu companheiro de equipe será Eduardo Tomoike, que se recuperou do primeiro dia de Seletiva e venceu a segunda vaga. Dudu, como é conhecido, é bi-campeão sulamericano na categoria Pré-Mirim, e ascende ao Mirim já ganhando sua vaga na seletiva.

A Seleção sofreu um duro revés, às vésperas da Seletiva, pela desativação de seu centro Nacional, devido ao término do clube de regatas Tietê. A realização dessas Seletivas não seria possível se não fossem pelo apoio de São Caetano do Sul e também de São Bernardo do Campo, cujos espaços viabilizaram isso. Quero deixar aqui os meus agradecimentos a esses dois grandes parceiros já de anos da Seleção Brasileira.
Obrigado à toda equipe de arbitragem, liderada por Hugo Suzuki, e a toda equipe da CBTM ali presente. As Seleções se reapresentarão em janeiro, já para os treinamentos preparatórios visando as competições de 2013.

Nenhum comentário: